Governo Federal não encerra Autoridade Pública Olímpica e atrasa divulgação de custos da Rio-2016

MatériaMais Notícias

da leao: Contrariando o que foi anunciado em setembro do ano passado, a Autoridade Pública Olímpica (APO) não foi extinta. O Governo Federal definiu que ele se transformará em uma agência para cuidar do legado das obras da Rio-2016. A transformação da APO em uma autarquia federal temporária – denominada Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) – foi divulgada através de uma medida provisória. A organização é dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Esporte. A alteração acarretará em um atraso na divulgação dos custos dos Jogos do Rio, cujo prazo era até esta sexta-feira.

As principais funções da agência de legado são: viabilizar a adequação, a manutenção e a utilização das instalações esportivas olímpicas e paraolímpicas; administrar as instalações olímpicas; estabelecer parcerias com a iniciativa privada para a melhoria e a exploração da utilização das instalações esportivas; e elaborar o plano de utilização das instalações olímpicas e paraolímpicas.

A APO é extinta sem atualizar a versão final da Matriz de Responsabilidade, documento que contém os gastos com as obras dos Jogos do Rio. Os valores finais necessitam de aprovação do Conselho Público Olímpico – formado pela prefeitura do Rio, Estado do Rio e governo federal. Com as duas primeiras já se desligaram da APO, caberia a Luiza Trajano (representante da União) a aprovação das contas.

Além da Matriz, o Plano de Políticas Públicas não é atualizado desde 2015 e o balanço do custo do Comitê Rio-2016 para a organização dos Jogos ainda não foi fechado. A conta da Rio-2016 estava, em dezembro do ano passado, na casa dos R$ 41 bilhões.

A AGLO empregará 86 pessoas em diversos cargos e terá um custo anual deR$ 9.627.459,20. Após tomadas as providências em relação ao legado olímpico, ou com a chegada do dia 30 de junho de 2019, a entidade sera extinta.

Confira o texto da Medida Provisória:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1o Fica a Autoridade Pública Olímpica – APO, criada pela Lei no 12.396, de 21 de março de 2011, transformada em autarquia federal temporária, denominada Autoridade de Governança do Legado Olímpico – AGLO, dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Esporte, com as seguintes competências:

I- viabilizar a adequação, a manutenção e a utilização das instalações esportivas olímpicas e paraolímpicas destinadas às atividades de alto rendimento ou a outras manifestações desportivas de que trata o art. 3o da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998, constantes da matriz de responsabilidade dos Jogos Rio 2016;

II – administrar as instalações olímpicas e promover estudos que proporcionem subsídios para a adoção de modelo de gestão sustentável sob os aspectos econômico, social e ambiental;

III – estabelecer parcerias com a iniciativa privada para a execução de empreendimentos de infraestrutura destinados à melhoria e à exploração da utilização das instalações esportivas, aprovadas previamente pelo Ministério do Esporte; e

IV – elaborar o plano de utilização das instalações olímpicas e paraolímpicas, sujeito à supervisão e à aprovação do Ministério do Esporte.

Parágrafo único. No exercício de suas competências, a AGLO poderá:

I – realizar estudos técnicos e pesquisas, elaborar e monitorar planos, projetos e programas;

II – firmar ajustes, contratos e acordos, a fim de viabilizar a utilização das estruturas do legado olímpico; e

III – desenvolver programas, projetos e ações que utilizem o legado olímpico como recurso para o desenvolvimento esportivo e a inclusão social.

continua após a publicidadeRelacionadasMotorDesenho revela que Nelsinho Piquet também era grande fã de Ayrton SennaMotor30/03/2017Mais EsportesLiga Mundial de Surfe divulga finalistas ao prêmio de Vaca do AnoMais Esportes30/03/2017Mais EsportesSeis brasileiros seguem vivos em Margaret RiverMais Esportes30/03/2017

Related Posts

Prieto, Galvão, Milton Leite… Lembre áudios vazados em transmissões

MatériaMais Notíciasda bet7k: Um caso inusitado marcou a transmissão de Grêmio x Palmeiras na Fox Sports. O narrador Nivaldo Prieto teve um áudio vaza

Copa Africana de Nações chega nas fases finais com grandes seleções

MatériaMais Notíciasda dobrowin: Entre sexta-feira (9) e sábado (10), serão realizados os duelos das quartas de final da Copa Africana de Nações. Com

You Missed

Chuva de gols e decisão nos 'shootouts': o quarto dia da Kings World Cup

Copa do Mundo de Rúgbi estreia este mês; confira detalhes

Copa Africana de Nações chega nas fases finais com grandes seleções

Prieto, Galvão, Milton Leite… Lembre áudios vazados em transmissões

Giba nela! Campeão olímpico comemora título da Portela em camarote na quadra

Neymar zoa Marquinhos nas redes: "Pegou a bolsa da Carol Cabrino"

Game
Register
Service
Bonus